sábado, 26 de março de 2011

Dia da Floresta no Centro de Ciência Viva de Sintra



No Dia 21 de Março, Dia da Árvore e da Floresta, no Ano Internacional das Florestas, os alunos do 4ºA, 5ºB e 8ºA, deslocaram-se, em visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra.
Tiveram oportunidade de realizar várias actividades, pondo mesmo "a mão na massa". Passaram por diversos módulos, relacionados com Som e Luz (8ºano), com o Corpo Humano (4º ano), com a Água, entre outros.
 Assistiram a uma pequena palestra, dada pela Eng. Florestal Fernanda Bessa, sobre a importância da Floresta e realizaram ainda observações à estrutura da madeira, podendo visualizar as fibras que a constituem. Para isso recorreram a técnicas laboratoriais, como a utilização do microscópio.
Para terminar a actividade em beleza e para assinalar este dia tão importante, O CCVS cedeu-nos um pouco da sua terra e os alunos plantaram um Carvalho, uma Oliveira e um Loureiro.
Os alunos do 2ºCiclo, que ficaram no colégio, também assinalaram o dia com uma exposição de cartazes sobre a Floresta.
Porque sem árvores não conseguiríamos respirar...um muito obrigado a todas elas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Carnaval no Colégio Vasco da Gama

No passado dia 4 de Março, decorreram as actividades de Carnaval no Colégio Vasco da Gama.
O dia iniciou-se com uma passagem de modelos e com um concurso de talentos. Depois de almoço e já com o estômago mais reconfortado, alunos e professores dirigiram-se novamente para o ginásio (local escolhido para as actividades), a fim de assistirem ao desfile de sapatos, protagonizado pelas turmas de 7ºano e os seus Directores de Turma.
Os sapatos foram feitos nas aulas de Educação Tecnológica, com todo o empenho e dedicação tanto dos alunos, como do professor da disciplina. Foram utilizados, para a sua execução, jornais velhos, que se tornaram em pasta de papel, cola e tinta. Cada aluno fez o seu próprio par de sapatos, não havendo nenhum que não estivesse calçado.
Depois do desfile de sapatos, os alunos do 8ºano aproveitaram os barcos já feitos para a regata ecológica e fizeram um concurso em cima dos mesmos. Estes barcos foram feitos  com garrafões de plástico, fita-cola, entusiasmo e paciência.
Como a vida são dois dias e o Carnaval são três, o colégio já está a pensar nas actividades do próximo ano, naturalmente com materiais amigos de ambiente, de baixo custo e de fácil acesso.

sábado, 12 de março de 2011

Nova linha de mobiliário no CVG

Já saiu a nova linha de mobiliário do CVG, criada pelo professor Victor Hugo, transmite criatividade e conforto, encontra-se na sala de professores do 3ºCiclo.
É uma gama inovadora, que tem como objectivo proporcionar aos professores um melhor sabor do café. A primeira peça focou-se num sofá individual e a segunda já se encontra exposta na sala e serve principalmente para colocar a "chávena".
O designer encontra-se em criação, aguardamos ansiosamente pelas restantes peças da linha...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Colégio já tem vencedora...

O Colégio Vasco da Gama já tem vencedora da 2ª Eliminatória das Olimpíadas do Ambiente.
Beatriz Barata, do 8ºC, ficou em primeiro lugar com 20 questões correctas em 30. As restantes questões foram enviadas para a Comissão Organizadora (Quercus) e  aguardam-se os resultados.
Parabéns aos nove participantes!

Pontuações (apenas relativas à parte I)

Beatriz Barata -    20
João Rodrigues-   17
Clara Teixeira -    16
Carolina Paula -   16
Raquel Palma  -   15
Hugo Brites     -   15
Pedro da Silva -  15
Luís Simões     -  15
Ricardo da Silva-15

A final será realizada no Algarve entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio 2011.
Vamos todos ficar a torcer por eles...